Buraco do Tatu

###### Assista Nosso Vídeos! >>> YOUTUBE #####
contato: rogeriotemporim@gmail.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Origens da Penha - Capítulo 1 - Introdução

As Origens da Penha
Por Rogério Temporini


O interesse primeiro que tivemos em buscar trabalhos sobre a história do Bairro da Penha (São Paulo) teve seu despertar, em grande parte, na imponência da Basílica que pode ser visto nas passagens pela Radial Leste. A Basílica da Penha é uma referência da devoção do povo paulistano, porém o que muitos não sabem é que esta construção é a versão final de uma devoção que começou com uma pequenina capela, que pode ter sido construida antes de 1650, um dos passados mais remotos da história Paulistana.
-------------------------------

A Maioria dos registros documentais relatam a existência de dois padres irmãos, Mateus Nunes de Siqueira e Jacinto Nunes de Siqueira. Mateus teria herdade uma grande propriedade que se extenderia pelo hoje bairro da Penha até as divisas de Guarulhos e São Miguel.
De nossas leituras do livro Penha de França - 1668 - 1968, da pesquisadora Maria Cândida Santarcangelo, e de outras fontes, esboçamos o que poderia ser a extensão desta fazenda (apenas ilustrativo):



O Rio Tietê, nestes tempos o "Rio Grande", assim como o córrego do Tatuapé, deveriam naturalmente determinar os limites entre a propriedade de Matheus e outras propriedades e aldeamentos indígenas. Importante situar que pela metado do século XVI várias aldeias existiam na região. Sobre as aldeias que nesta epoca ocupavam a região metropolitana de São Paulo, mais especificamente centro e zona Leste, trataremos no próximo capítulo.

A História me fascina; propriamente, a história de minha cidade(São Paulo) e de sua formação, as migrações no estado de São Paulo, a história da ferrovia e as formações do folclore e da cultura musical do Sudeste.

Mas.. as "estórias" também sempre me envolveram e brilham ainda em minha memória; as "estórias" contadas pelo meu avô, sobre entidades folclorescas da escuridão, e suas digressões... Gosto do Lobisomen e do boitatá... E conversaremos sobre eles brevemente!